domingo, 29 de abril de 2007

2 Lisboa - Primeiro dia: passeio logo que chegamos




Lisboa – 1o dia. Passeio logo após deixar as malas no hotel.

Chegamos e, no aeroporto mesmo, já compramos o Tourist Card, que significa uma grande economia para quem deseja cruzar a cidade sem se preocupar com custo de passagens de ônibus e metrôs, além de ter desconto na entrada das atrações turísticas.

O dia estava chuvoso, nosso Hotel, o Residencial Florescente, fica muito bem localizado, na Rua Porta de Santo Antão, bem próximo do coração de Lisboa, que é a Praça do Rossio e do Restauradores.

A nossa rua é, guardadas as devidas proporções, no estilo da Florida de Buenos Aires, não passa carro e é cheia de atrações : bares, teatro, restaurantes, comércio de frutas e queijos e a famosa Ginginha. A noite é um show de músicos de qualidade trocando seus talentos por alguns euros pingados.

Bem, a chuva não nos intimidou e saímos por ali caminhando a deriva. O que nos impressionava era a beleza das ruas,. Os casarões e prédios antigos, as praças, é tudo muito bonito. O clima frio é sempre a prova de que estamos fora da nossa terra.

Subimos o Beco do Carmo, paramos em um Shopping – a essa altura a fome, nossa velha companheira de viagem, já começava a dar seus sinais de inquietação.- depois subimos a Rua Garret que nos leva ao Largo do Chiado. O objetivo era encontra o famoso café e restaurante A Brasileira, com cento e tantos anos onde lá tem a estátua de Fernando Pessoa, o maior poeta deles, depois de Camões. Ao lado da estátua há um banquinho onde os turistas se sentam para tirar foto.

Como o restaurante só abria depois de meio dia e era ainda 11 horas, fomos forçados a dar uma caminhada para passar o tempo, e a fome aumentando. Há um belo prédio no Largo do Chiado que é o consulado do Brasil . Nossa elite sabe gastar bem o dinheiro dos contribuintes, pelo menos nessa área diplomática.

Chegamos, e eu contando os minutos para comer, Elba, recriminando a minha pressa. Eu olhava a porta de vidro do restaurante e os garçons e as garçonetes, comendo tranquilamente. Não estavam nem aí para nós. Isso deve ser culpa do sindicado que organiza e garante os direitos dos trabalhadores daqui.

Finalmente eles abrem e nós pedimos sopas como entrada e dois pratos de bacalhau. Havia uma salsicha bem temperada que era deliciosa. Tudo regado a um bom vinho, que para os nossos padrões, a grande maioria se encaixa nesse patamar de qualidade.


Voltamos para o Hotel felizes da vida.

A proposta era descansarmos um pouco e a noite iríamos ao Parreirinha da Alfama, uma casa de Fado recomendada por Zé Nivaldo e que fica no bairro do .....Alfama, claro.

Após o descanso fomos caminhando, deslumbrados pela beleza da cidade, passamos o Largo do Rossio e descemos a Rua Augusta, belíssima com seus arcos no início e no fim. A idéia de pegármos um ônibus ou táxi foi se diluindo até que de rua em rua chegamos lá no Alfama. Não é uma grande caminhada, mas à noite não me sinto seguro. O Parreirinha estava lotado e decidimos não ir para outro, pois Zé Nivaldo insistira que era esse o local.

Voltaríamos amanhã.

Ficamos peruando por ali até que decidimos voltar de ônibus para nosso hotel. Havíamos pago o Tourist Card foi para isso mesmo. O orçamento controlado por Elba não nos permitia certos luxos como táxis.

Na chegada, um pouco frustrados por não termos conhecido a casa de fado, a galera já ia passivamente entrando no hotel, foi quando insisti que deveríamos comer, nem que fosse uma bagette com uma taça de vinho.

Consegui convencer o grupo e paramos num bar em frente ao nosso hotel. Uma cerveja gelada, um bom atendimento e depois fomos dormir.

Para o segundo dia estava planejado – o que só depois viemos saber- uma verdadeira maratona turística: Começaríamos pelo Castelo de São Jorge, depois a Feira da Ladra, que só tinha naquele dia, dali nos mandaríamos para Belém, onde há o famoso pastel e a torre de Belém e o Mosteiro de São Jerônimo.

Vejam as fotos e filmes sobre o primeiro dia em Lisboa nos links abaixo:

Novo! Fotos de Tonho. Clique na imagem abaixo:

Lisboa 1 Primeiro Passeio Fotos de Antônio Carlos Reinaux


Fotos

Fotos do passeio, logo que chegamos aqui >>>


Fotos do ensaio fotográfico da janela do meu quarto aqui >>>
Fotos da saída à noite , no Alfama aqui>>>

Filmes aqui:

Parada para comprar morangos, que são deliciosos e baratos. Observem a música ao fundo, acho que é Billie Holliday, o casal de velhos, os turistas. A Rua Porta de Santo Antão ainda estava começando a se acordar.


Filme 0 aqui >>>

***
Saindo da Rua Porta de Santo Antão para a Praça da Figueira, vizinha ao Largo do Rossio.

filme 1 aqui >>>
filme 2 aqui >>>

***
Subindo a Rua do Carmo em direção ao café A Brasileira.


filme 1 aqui >>>

***
Subindo a Rua Garret, em direção ao largo do Chiado.


filme aqui >>>

***
O almoço no A Brasileira.

filme 1 >>>
filme 2 >>>
filme 3 >>>
filme 4 >>>

***
Voltando de ônibos do Alfama
filme 1 aqui >>>

***


2 comentários:

Anônimo disse...

joao, parabens pelo Blog.

Um grande abraco,
Neemias

Anônimo disse...

João

O meu programa noturno agora é ler e olhar as fotos e vídeos do seu blog, estou adorando.

Ontém Claudia veio aqui em casa e me disse, Cota, João tem um blog marvilhoso, passei o dia a olhar.

Vou ter que rever o vídeo para descobrir Zé nivaldo

Beijos

Cota